Miquéias, Amós, Oséias e Jonas

O profeta Miquéias profetizou para o povo de Israel e Judá sobre a iniquidade e os julgamentos que recaíram sobre eles. Ele denunciou os pecados e crimes do seu povo, como a idolatria e a opressão dos pobres pelas classes altas. Miquéias também condenou os líderes religiosos corruptos que ensinavam por dinheiro.

O livro de Amós, no Antigo Testamento da Bíblia, é uma denúncia profética contra a opressão praticada pelos reinos de Israel e Judá contra seu próprio povo. Amós foi um profeta que viveu no reino de Judá, mas pregou no reino do norte de Israel.

O livro de Oséias, na Bíblia,  apresenta a mensagem do profeta Oséias sobre o amor de Deus por seu povo e a relação entre os dois. Ele profetizou no reino do norte (Israel) próximo do final do reinado de Jeroboão II. Ele foi contemporâneo dos Profetas Isaías, Amós, Jonas e Miqueias.

O livro de Jonas é uma narrativa sobre as experiências pessoais do profeta, e não um registro das suas profecias. O tema central do livro é Deus e a sua soberania sobre toda a criação e sobre todos os acontecimentos.


Baixar Material de Estudo
Como podemos ajudar?